Conheça 5 erros na fotografia e como evitá-los
× Carrinho
Conheça 5 erros na fotografia e como evitá-los

Conheça 5 erros na fotografia e como evitá-los

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 27/05/2022

Fotografar envolve captar acontecimentos com um olhar estético, criativo. Nesse processo é importante evitar alguns erros, cometidos inclusive por profissionais. Identificar esses erros é o primeiro passo – de preferência antes de clicar. Então vamos lá:

 

1. Sem elemento principal


A foto está bonita, com belas cores e uma boa nitidez, mas qual é o elemento principal dela? Esse pode ser um problema, inclusive na fotografia de alimentos. O cenário é lindo, mas nada se destaca nele. Para corrigir isso, encontre um ponto de interesse, um elemento central, e dê destaque a ele, trazendo-o para a parte frontal da foto ou realçando ele pela composição.

 

Foto 1 - certaFoto 1 - errada

 

2. Informação em excesso


É um erro parecido com o anterior, que tira o peso da foto. A imagem traz vários elementos em demasia, alguns deles competindo entre si. Evite, cortando elementos na hora da composição. Lembre-se: menos é mais na fotografia.

 

Foto 2 - certaFoto 2 - errada

 

3. Fundo bagunçado


Nada estraga mais uma foto do que elementos de distração – em especial no fundo (onde eles são mais comuns, dando um “oi” indesejado). Portanto, na hora de clicar, arrume o cenário (retire tudo que você não quer que apareça, como cadeiras, uma vassoura, um calçado, uma lata de lixo, etc.) ou busque uma composição diferente, tirando eles da imagem. Há a opção de remover essas distrações no Photoshop, mas pode dar bastante trabalho.

 

Foto 3 - certaFoto 3 - errada

 

4. Problemas técnicos


Cuidar dos aspectos técnicos é essencial - embora apenas esse cuidado não signifique que a foto está ótima. Mas é crucial evitar imagens: tremidas (aumente a velocidade), de baixa resolução (fotografe em tamanho grande e depois, caso necessário, reduza), com muito ruído (reduza o ISO e busque uma luz melhor), escuras ou muito claras (ajuste a exposição). Isso é básico.

 

Foto 4 - certaFoto 4 - errada

 

5. Excesso de edição


A edição integra o processo de fotografar, mas é preciso cuidado. Primeiro, edições não salvam fotos ruins – essas a gente apaga e não mostra nem para os amigos. Evite saturar as cores, aumentar o contraste demais ou exagerar na aplicação de nitidez ou na redução de ruído.

 

Foto 5 - certaFoto 5 - errada

 

Então, me conta aqui nos comentários qual desses erros você já cometeu.

 

Continue acompanhando o nosso blog para ver mais novidades que estamos preparando pra você.

 

Se você curtiu a dica de hoje comente aqui embaixo. E não se esqueça de usar ela pra tirar suas fotos e marcar a gente na rede social 😊

 

Contato:
WhatsApp: (54) 99984-8755
Facebook: luizerbes
Instagram: @luizerbes

 

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!