Alimentação no verão: cuidados para aproveitar bem a estação
× Carrinho
Alt padrão

Alimentação no verão: cuidados para aproveitar bem a estação

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 26/12/2019
O verão chegou e o que acha de se preparar com qualidade para a época mais aguardada do ano? Nessa estação, é necessário atenção sobre algumas mudanças do clima e, consequentemente, do seu corpo. No período, o organismo retém mais líquido, por isso é importante manter a hidratação em dia e ter uma boa alimentação no verão.

As altas temperaturas representam um inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Por todas essas razões é necessário que existam alguns cuidados consigo mesmo, realizando, também, uma boa alimentação no verão. Confira algumas dicas a seguir!

Mantenha a alimentação leve e balanceada

No calor, é comum que o metabolismo fique mais lento que em outras épocas do ano. Como o organismo não precisa gastar energia para aquecer o corpo, a taxa metabólica diminui. Assim, é importante que a alimentação no verão seja mais leve e saudável. Frutas e saladas - além de serem ricas em vitaminas - são ótimas para manter a hidratação. Sucos, sanduíches naturais, carnes magras e grãos também são opções saudáveis e de fácil digestão.

Além disso, é importante beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Como transpiramos mais no verão, é preciso repor o líquido perdido para se proteger da desidratação.

Evite a gordura e o álcool

Falando em desidratação, o ideal é evitar o consumo de álcool no verão. Isso porque, em grandes quantidades, o álcool contribui para a perda de líquidos. Também é preciso tomar cuidado com a ingestão de gordura em excesso. Alimentos gordurosos dificultam a digestão e podem sobrecarregar o organismo, causando aquela sensação de desconforto e inchaço.

Se você não abre mão de carne vermelha, uma dica é optar pelos cortes mais magros. Para manter o bem-estar nessa estação, as frituras e os doces também devem ser consumidos em menores quantidades.

Cuidado com os alimentos vendidos na rua

O armazenamento dos alimentos é outro cuidado necessário nesse período, especialmente quando for comer fora de casa. Por causa do calor, alguns produtos estragam com mais facilidade e as altas temperaturas propiciam a proliferação de bactérias - que podem contaminar os alimentos. Por isso, é preciso ter cuidado com o preparo e a manutenção dos alimentos.

Assim, você pode aproveitar um verão mais saudável e sem preocupações!

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!