Por que comemoramos aniversário com torta?
× Carrinho
Por que comemoramos aniversário com torta?

Por que comemoramos aniversário com torta?

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 11/08/2021

Comemorar o nosso aniversário com uma deliciosa torta é muito comum desde a nossa infância que acabamos nem parando pra pensar sobre essa tradição. Mas afinal, qual seria a graça dos aniversários se elas não existissem?

 

Os bolos de aniversário surgiram nas festas de culto aos deuses na Grécia Antiga. Acreditava-se que o preparo de tortas circulares a base de pão e mel* homenageava a deusa Atemis**. E aos poucos essa tradição se espalhou ganhando o mundo.

Nesse período também teve a tradição de colocar velas em cima dos bolos. Simbolizava a luz da lua nas tortas oferecidas a Artemis. Em outras culturas as velas eram usadas como forma de espantar os maus espíritos.

Então tudo isso quer dizer que os bolos redondos cobertos de velas acesas dos nossos aniversários simbolizam uma lua cheia, redonda e iluminada.

Torta com salgados da Confeitaria Helena

E até hoje não se sabe ao certo a data exata de quando os nascimentos passaram a ser celebrados nem o porquê as tortas terem sido adotadas nessas comemorações.

A tradição que celebramos um dia só com uma deliciosa torta de aniversário é um costume ocidental e nem sempre é seguida por outros povos. Por exemplo, o Vietnã comemora os aniversários coletivamente, no ano novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece entre os dias 21 de janeiro e 09 de fevereiro. Mas o que isso significa? Eles não comemoram cada um o seu nascimento.

No ocidente, nós seguimos a tradição de celebrar os aniversários tendo um dia especial para cada um. Com o passar do tempo muita coisa mudou e hoje há uma variedade de tortas de aniversários. São: bolos temáticos construídos com pasta americana, bolos Naked, bolos no formato da idade do aniversariante e os tradicionais bolos redondos recheados. Os sabores também são diversos: chocolate, frutas, Marta Rocha, entre outros. Então, na hora de fazer um bolo de aniversário a criatividade não falta.

E quando o assunto é docinho, o preferido das festas de aniversário é o brigadeiro. Ele foi criado no Rio de Janeiro há mais de 75 anos e ganhou o mundo.

Docinhos da Confeitaria Helena

Na Confeitaria Helena você encontra tortas, doces e salgados tradicionais que dão água na boca. Comemore o seu momento com a gente. Faça o seu pedido aqui no site.

 

*Tortas circulares a base de pão e mel: representam a lua cheia.

**Deusa Artemis: deusa da fertilidade da lua.

 

Fonte: armazemseuluiz.com.br

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!