Confeitaria: curiosidades sobre esse ramo
× Carrinho
Alt padrão

Confeitaria: curiosidades sobre esse ramo

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 25/08/2020
Nós amamos nossa profissão. Ser confeiteiro é muito mais do que produzir doces e salgados, é levar amor e alegria para dentro da casa das pessoas, é participar de momentos únicos em que elas nos escolheram a fazer parte. Conheça algumas curiosidades deste ramo tão significativo e gratificante.

O que é confeitaria?

A confeitaria é uma atividade gastronômica que existe há alguns anos. A maioria das sobremesas conhecidas hoje em dia são evoluções modernas de receitas antigas e muito comuns em diferentes regiões do mundo. Contudo, a história da confeitaria ou doceria no caso se deve muito aos franceses, que ao longo do tempo foram aperfeiçoando e modernizando os paladares mais refinados e a cada dia mais exigentes. Os franceses são considerados os reis dos doces devido à suavidade e perfeição de suas receitas.
A confeitaria é uma especialidade da culinária que abrange os alimentos doces. Podemos encontrar doces a base dos diferentes tipos de massas, cremes e frutas.
Para preparar essas delícias, alguns ingredientes são considerados indispensáveis como a farinha, açúcar, ovos e gorduras.

Quando surgiu a confeitaria?

Não há fontes concretas do surgimento da confeitaria. Segundo historiadores, o primeiro doce surgiu de um pão primitivo que com o passar dos anos foi acrescido mel, frutas secas e temperos aromáticos. Muitos dizem que surgiu através da culinária romana, onde se preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite os quais resultando resultaram em gostosas iguarias.
Entretanto, foram nos mosteiros e conventos que muitos doces passaram a ser produzidos a base de mel, dando origem ao primeiro pão de mel da história e, posteriormente, a outras guloseimas como o chocolate.
As artes da pâtisserie passaram por uma evolução mais extrema a partir do século XVI em diante, estabelecendo as bases prevalentes até hoje. A confeitaria portuguesa se tornou referência mundial em confeitaria e os conventos foram os responsáveis pela difusão das receitas, eram os conventos e os mosteiros que tinham maior produção de doces.

Quando surgiu a confeitaria no Brasil?

No Brasil, a confeitaria tem início após a Segunda Guerra Mundial, grandes confeiteiros vindos da França, Alemanha e Itália, trouxeram as técnicas de massa folhadas, chantillys, fondants entre outros.
Como naquela época ainda não havia docerias especializadas, os confeiteiros foram trabalhar em padarias, daí surgiram os doces tradicionais que conhecemos hoje: mousses, tortinhas de morango, bombas e docinhos populares.
Os primeiros doces genialmente brasileiros são pé de moleque, paçoca, rapadura, cocada, os quindins de Iaiá, além dos bolos de mandioca.

Por que fazer confeitaria?

Empreender na área gastronômica é um dos investimentos mais inteligentes atualmente porque o setor de bolos, tortas e doces é dos mercados que mais crescem no Brasil. Um dos grandes diferenciais do segmento é oferecer produtos artesanais, ou seja, que não são produzidos em larga escala e se evidencia pelo sabor diferenciado, menos industrializado. Nesta circunstância, as pequenas empresas saem na frente, já que podem explorar esse nicho e conquistar os clientes pelo toque “caseiro” e uso de ingredientes de alta qualidade.


Trabalhar com o que a gente ama é muito mais fácil, é por isso que em cada docinho ou salgadinho você sente o porquê nós nos destacamos no segmento. Prezamos pela qualidade e ótimo atendimento. Se você ainda não conhece os nossos produtos, encomende agora mesmo aqui pelo site ou nos chame no WhatsApp!

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!