5 dicas para melhorar suas fotos de comida
× Carrinho
5 dicas para melhorar suas fotos de comida

5 dicas para melhorar suas fotos de comida

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 22/10/2021

Vai fotografar algum prato ou petisco? Há vários aspectos relevantes, que ajudam a conseguir uma imagem mais profissional, como o uso da luz (preferencialmente uma luz mais suave, sem sombras fortes), ambientação (o que você acrescenta à cena, além do produto) e composição. Neste post, vamos abordar alguns aspectos relacionados a esse último item.

 

Mas o que é composição? Num aspecto amplo, composição é como você organiza os elementos de uma cena. Envolve o ponto de vista (onde você posiciona a câmera), à distância do produto, o que você inclui e exclui. Tem mais: refere-se ao uso de linhas (horizontais, verticais e diagonais), curvas, cores, formas, texturas, etc.

 

Parece complicado - e de fato não é algo tão simples assim. Então, vamos a algumas dicas de composição, usando como exemplo fotos de salgadinhos e docinhos. Detalhe: essas dicas valem para câmeras profissionais e celulares. As imagens neste post foram feitas em um celular.

 

1) Defina o assunto

O que você está fotografando? Docinhos? Salgadinhos? Um prato de comida? O teu assunto precisa ser o ponto de destaque na imagem. É ele que precisa se sobrepor a todos aos outros elementos. A atenção é no produto.

 

 dica-1-defina-o-assunto

 

2) Fotos de cima

Quando um produto está na mesa, normalmente olhamos ele de um ângulo de 45 graus. Ao posicionar o celular bem em cima, você consegue um ângulo diferente, mostrando o prato organizado. Se quiser, pode acrescentar elementos para compor a cena.

 

dica-2-fotos-de-cimadica-2-fotos-de-cima

 

3) Fotos na altura do produto

É o oposto da dica anterior. Posicione o celular na altura do salgadinho/docinho/prato. O efeito fica legal, em especial se você organizar o prato, com produtos em níveis de altura diferentes.

 

 dica-3-fotos-na-altura-do-produto

 

4) Preencha o quadro

Na fotografia de comida, variedade de imagens é importante. Você pode - e deve - fazer fotos mais abertas, mas também precisa preencher o quadro, destacando um item em especial, mesmo que isso signifique cortar um produto. Mostre detalhes, mas não exagere.

 

dica-4-preencha-o-quadrodica-4-preencha-o-quadro

 

5) Desfoque o fundo

Criar o "efeito bokeh" (fundo borrado) é um recurso que fotógrafos de produto adoram. Óbvio que as lentes ajudam nisso, mas dá para conseguir desfocar o fundo com o celular. Para isso, chegue bem perto do salgadinho/docinho e foque no elemento que estiver no primeiro plano.

 

 dica-5-desfoque-o-fundo

 

Contato:

WhatsApp: (54) 99984-8755

Facebook: luizerbes

Instagram: @luizerbes

 

Continue acompanhando o nosso blog para ver mais novidades que estamos preparando pra você.

 

 

Se você curtiu a dica de hoje comente aqui embaixo. E não se esqueça de usar ela pra tirar suas fotos e marcar a gente na rede social 😊

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!