O chocolate faz bem a saúde? Tire suas dúvidas!
× Carrinho
Alt padrão

O chocolate faz bem a saúde? Tire suas dúvidas!

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 11/11/2019
Quando se trata da busca por um estilo de vida mais saudável, existe uma dúvida bastante comum entre as pessoas: o chocolate faz bem para a saúde?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender que existem tipos diferentes de chocolate e que um deles realmente oferece benefícios para o bom funcionamento do organismo, desde que seja consumido da forma adequada.

Tipos de Chocolate

Ao cacau em pó e à manteiga de cacau, adicionam-se leite e açúcar. A única parte do cacau que contém flavonoides, são essas, os sólidos do cacau. O chocolate ao leite contém poucas quantidades destes.

– Chocolate preto (amargo)
Contém de duas a quatro vezes mais flavonoides do que o chocolate ao leite. Também composto por sólidos de cacau, um pouco de manteiga de cacau e açúcar. Deve conter pelo menos 35% de licor de chocolate, mais de 60% de sólidos de cacau, e menos de 27% de gordura.

– Chocolate ao leite
Contém mais açúcar do que o chocolate preto, com adição de leite em pó ou leite condensado. É o mais comum dos chocolates. O leite se liga aos antioxidantes do chocolate, tornando-os indisponíveis para sua utilização pelo organismo.

– Chocolate Branco
Não contém sólidos de cacau, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite. Obviamente, não possui as propriedades do chocolate preto.

Como o chocolate faz bem para a saúde?

Na presença de chocolate, o cérebro libera hormônios e ativa neurotransmissores, como a dopamina e as endorfinas, responsáveis pela sensação de satisfação. O cérebro reage ao chocolate com a mesma intensidade que o remédio Ritalina, segundo um estudo. A serotonina, neurotransmissor que é chamado de “química da felicidade”, combina-se com o triptofano, aminoácido que o chocolate contém, e juntos estes induzem o sono.
Para entender como o chocolate faz bem para a saúde é preciso fazer uma diferenciação entre os tipos existentes dessa guloseima.

Os tipos mais apreciados de chocolate – ao leite e branco – não são os responsáveis pela promoção da vitalidade e do bem-estar. Pelo contrário, por possuírem grande quantidade de açúcar e gordura em sua composição, eles devem ser consumidos com bastante moderação.

Já o chocolate amargo é o verdadeiro amigo da saúde, graças à presença acentuada de cacau na sua fórmula.
De maneira geral, os nutricionistas recomendam o consumo de 30 gramas de chocolate amargo com concentração entre 50% e 70% de cacau ao dia. Entre os benefícios desse alimento para a saúde estão:

- a prevenção do câncer;
- a proteção do sistema cardiovascular;
- o controle do colesterol;
- e a melhoria das funções cognitivas.

Todos esses efeitos positivos sobre o funcionamento do organismo são possíveis graças à composição muito específica do chocolate amargo, conforme explicaremos agora.

E que tal um docinho só para comprovar o que falamos aqui? Acesse nosso site e faça a sua encomenda online.

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!