Simetria na fotografia
× Carrinho
Simetria na fotografia

Simetria na fotografia

Ícone de calendário da Confeitaria Helena 24/11/2021

Você já deve ter se deparado com fotografias em que tudo está geometricamente equilibrado, certinho. Confere? Pois esse é um recurso de composição utilizado por fotógrafos mundialmente reconhecidos. Um deles é o inglês Michael Kenna (confira aqui uma busca com o nome dele no Google que traz uma série de imagens assim).

 

O que é simetria

É o alinhamento perfeito dos elementos em uma fotografia, a ponto de criar equilíbrio entre a parte superior e inferior, e entre os lados direito e esquerdo da imagem. O foco é em linhas, formatos e padrões que se repetem. É comum encontrar a composição simétrica na fotografia de arquitetura. E em fotos de natureza, como nesta aqui.

 

foto-1-natureza

 

Simetria no cinema

A simetria não é encontrada apenas na fotografia e na pintura. Está presente também no cinema. Um diretor que abusa da simetria é Wes Anderson, do filme "Grande Hotel Budapeste" (se você ainda não assistiu, confere, é muito legal). Nele, os personagens costumam aparecer centralizados ou dividindo a tela.

 

foto-2-homem

 

Fotografando comida

Usar imagens simétricas é um bom recurso de composição na fotografia de alimentos. Pense em figuras geométricas, como círculos, quadrados, retângulos e curvas formando um determinado padrão. Parece difícil, não achou? Então vamos dar uma olhadinha em alguns exemplos com docinhos e salgadinhos.

 

foto-3-docinhos-confeitaria-helena

 

Usando uma forma circular, posicionei um docinho no meio e seis no entorno, separados por cores. Um cuidado essencial: deixar o prato bem centralizado para remeter a ideia de simetria.

 

foto-4-salgadinhos-confeitaria-helena

 

O triângulo é outro recurso interessante. Lembre-se que esse triângulo pode usar outros elementos, como na imagem destes salgadinhos.

 

foto-5-docinhos-confeitaria-helenafoto-6-salgadinhos-confeitaria-helena

 

A diagonal também funciona bem, como nestas imagens. Você usa uma linha para dividir a imagem, criando harmonia.

 

Use a criatividade

Esses são alguns exemplos, mas não se limite a eles. Use a criatividade na hora de organizar os elementos da sua foto. Pense em figuras geométricas, elas vão deixar suas fotos mais harmônicas e agradáveis.

 

Contato:

WhatsApp: (54) 99984-8755

Facebook: luizerbes

Instagram: @luizerbes

 

Continue acompanhando o nosso blog para ver mais novidades que estamos preparando pra você.

 

Se você curtiu a dica de hoje comente aqui embaixo. E não se esqueça de usar ela pra tirar suas fotos e marcar a gente na rede social 😊

Comentários

Ainda não foram publicados comentários. Seja o primeiro!

Comente aqui

O seu e-mail não será publicado, apenas o seu nome e comentário.

Complete a verificação de segurança:
Ícone do WhatsApp da Confeitaria Helena Fale conosco!